6 de jun. de 2011

Die Well - A Onda

Nos dois roteiros é mostrado claramente como é fácil controlar massas e manipular a opinião de jovens que ainda buscam no coletivo um objetivo de vida, uma posição perante a sociedade de fazer o melhor ao mundo; e como deixam de ter sua individualidade pelo interesse de uma comunidade.
Com 20 anos de diferença entre as duas produções, não há como comparar qualidade e técnica de filmagem.


O filme mostra o poder que as pessoas adquirem quando têm um objetivo voltado para uma causa Maior e a sinergia que vem dessa coletividade de objetivo único.
Somando a isso um líder intelectual carismático e autoritário, só poderia dar no que deu - mentalidades fracas querendo ser manipuladas e empolgadas e "felizes" por pertencer a um grupo, dispostas a fazer tudo ou quase tudo que seu Mestre ordenar.




A Onda mostra o quão fácil pode ser manipular massas, especialmente quando se trata de jovens. Basicamente, o que se precisa para isso é um bom orador líder e um grupo de pessoas com esperanças em uma sociedade melhor, mais unida.
Filme que todo educador deveria assistir. Demonstra o poder que um professor tem sobre seus alunos, e o que pode ocorrer quando esse poder é usado e não se quantifica as consequências da semente que o professor plantou dentro do intelecto de cada aluno. Mas principalmente mostra como os jovens de hoje estão perdidos sem um foco especifico em suas vidas, sendo facilmente "manipulados". [2] A formação de uma ditadura jamais foi algo difícil de se fazer: basta juntar um grupo de pessoas com ideias "revolucionárias" (embora estas nem sempre visam o bem de todos) e com coragem, determinação e ambição o suficiente para fazê-lo. O perigo surge quando esse grupo de pessoas começa a ganhar poder.
O poder das palavras! Genial!! Assisti por indicação de um professor. Este filme tem um sentido antagônico ao filme Corrente do Bem. Nos faz refletir sobre o poder de persuasão e influência de um líder, para o bem ou para o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário